Machine Learning: tudo o que você precisa saber

Machine Learning: tudo o que você precisa saber

Tendências

O aprendizado de máquina não é mais um conceito do futuro. Leia o post e aprenda mais sobre o tema e veja como ela pode impactar sua empresa.

Você já ouviu falar em Machine Learning? Há algum tempo, falar sobre a possibilidade de uma máquina aprender e realizar tarefas sozinha poderia ser considerado uma loucura. Mas isso mudou e essa tecnologia já faz parte do cotidiano de muitas empresas.

Diante da relevância do assunto, é importante que todo gestor e empresário conheça essa tendência e entenda como ela pode mudar o cotidiano de uma equipe e ampliar sua competitividade. Se você tem essa curiosidade, é hora de sanar todas as suas dúvidas!

O que é Machine Learning?

Machine Learning, ou aprendizado de máquinas, é uma técnica que se baseia na capacidade de softwares analisarem um grande volume de dados e aprenderem sozinhas. Ou seja, está inserida no ramo inteligência artificial, automatizando a construção de modelos analíticos.

Na prática, o sistema executa suas atividades com a mínima intervenção humana, com base em análises e experiências anteriores. Isso mesmo! É como se a máquina pensasse e escolhesse o melhor caminho a seguir.

Quer um exemplo disso? Procure digitar a palavra “tecnologia” na barra de busca do Google. Sua pesquisa não é específica, mas em razão do que outros usuários já buscaram, o site trará o significado da palavra e notícias sobre tendências nessa área.

Como funciona o aprendizado de máquina?

Você deve estar se perguntando: como é possível uma máquina aprender? Pode parecer confuso, mas a explicação é simples de ser compreendida.

Os sistemas que se baseiam nessa tecnologia usam algoritmos e o Big Data para identificarem padrões de dados e criarem conexões entre eles. Dessa forma, eles aprendem a executar a tarefa sem a necessidade da atuação humana.

Destaca-se que os algoritmos usam análises estatísticas para definir a resposta mais precisa e capaz de entregar o melhor resultado, ou seja, aquele que apresenta menos chances de erro. Lembrando que eles podem ser:

  • Supervisionados — necessitam do feedback humano para treiná-los e inserir comentários sobre as previsões, ajudando a máquina a aperfeiçoar suas análises seguintes;
  • Não supervisionados — se baseiam no Deep Learning, também conhecida como aprendizagem profunda, para realizar atividades complexas sem a interferência humana.

Quais são os benefícios do Machine Learning?

Quando o assunto é Machine Learning, muitos gestores apenas avaliam o custo de implementação das ferramentas. No entanto, é preciso ser mais analítico e observar todos os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar.

Aliás, é importante mencionar que ela pode ser aproveitada por diferentes segmentos de mercado, como serviços financeiros, Governo, saúde, marketing, transportes, varejo e, claro, tecnologia.

Pode processar dados ilimitadamente

O Machine Learning pode processar uma quantidade ilimitada de dados, independentemente da fonte. Com isso, a empresa consegue ter mais controle sobre suas ações e operar de uma maneira mais produtiva.

Analisa dados e toma decisões com mais rapidez

Você já ouviu falar que estamos na “Era dos Dados”? Pois bem, as empresas que não entenderem o valor das informações e deixarem de investir na transformação digital podem enfrentar sérios problemas.

Nesse contexto, precisamos destacar o papel do Machine Learning. Afinal, ele é o responsável por aproveitar todo o banco de dados da empresa, transformando números e algoritmos em oportunidades reais.

Facilita o cotidiano dos funcionários e gestores

Como o sistema é projetado para analisar informações e decidir sem a atuação humana, ele consegue identificar padrões e variáveis importantes, transmitir dados e automatizar uma série de processos, o que torna o dia a dia dos funcionários e gestores muito mais prático.

Você não precisará perder tempo se dedicando a tarefas puramente burocráticas. Essas análises serão realizadas automaticamente, liberando sua agenda para estratégias mais importantes para o sucesso do negócio.

Ajuda a compreender as necessidades do cliente

Para se destacar em um mercado tão concorrido, a empresa deve colocar o cliente como foco de todas as suas ações. Naturalmente, isso só é possível quando ela conhece seu público e entende suas necessidades e demandas.

Esse é mais um benefício de contar com o Machine Learning. Os sistemas coletam dados de compra, identificam a fonte de reclamações, analisam o nível de satisfação do cliente e, assim, conseguem garantir que eles desfrutem de uma experiência diferenciada.

Reduz erros de estratégias empresariais

Um erro de estratégia pode ser fatal para qualquer negócio. Isso porque, além dos prejuízos financeiros, a situação pode afetar a reputação da empresa e comprometer sua atuação no mercado.

Por esse motivo, é essencial investir em tecnologia e na automação das análises e estratégias. Isso reduz as chances de erros e garante que todas as alternativas sejam avaliadas antes de a decisão ser tomada.

Qual o futuro do Machine Learning e como incorporá-la ao seu cotidiano?

Afinal, o que esperar do Machine Learning? Não é preciso poderes sobrenaturais para entender que essa tecnologia continuará a crescer e atingirá novas áreas de atuação. Nos próximos anos, ele será uma presença marcante no mercado e se aperfeiçoará ainda mais.

Além disso, diante do aumento da demanda por dados e algoritmos, as ferramentas baseadas nesse conceito devem se tornar mais acessíveis, transformando-se em grandes aliadas das empresas de pequeno porte.

Obviamente, para que todas as suas vantagens sejam desfrutadas, é importante saber como incorporar esses recursos ao seu cotidiano e, por isso, selecionamos algumas dicas:

  • Conte com fornecedores de confiança;
  • Treine seus funcionários;
  • Esteja aberto a novas tecnologias;
  • Não ignore os dados disponíveis;
  • Invista em Cloud Computing;
  • Comece aos poucos, mas não deixe de investir nessa tendência.

As empresas contemporâneas têm grandes desafios para superar. Operar em um mercado competitivo, conquistar a preferência de um consumidor exigente e tomar decisões corretas são questões que exigem estratégias inteligentes e boas tecnologias.

Nesse cenário, o Machine Learning se apresenta como uma excelente opção para mergulhar de vez na Era dos Dados e garantir que seu negócio passe pelo processo de transformação digital de maneira rápida, produtiva e segura. Pense nisso!


Gostou deste post e quer acompanhar mais artigos assim? Então curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

REPLY COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *