Hackers: Como se prevenir de ataques?

Hackers: Como se prevenir de ataques?

3S Networks

A internet está cheia de armadilhas, mas seu negócio pode se proteger da ação dos hackers.

Notícias sobre ataques de hackers estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil e no mundo. Afinal, nem só de benefícios vive o avanço da transformação digital e computação em nuvem.

Apesar de ser um problema com graves consequências, as empresas podem investir na qualificação de seus profissionais de TI e na prevenção desses sinistros. Quer saber como isso é possível? Leia o post até o final!

Os estragos causados pela ação dos Hackers

A preocupação com a segurança dos dados já faz parte do planejamento empresarial. Isso porque os avanços tecnológicos também estão sendo usados por criminosos virtuais para causar prejuízos às organizações.

Uma pesquisa desenvolvida pela seguradora JLT descobriu que mais de 34% das empresas do Brasil já sofreram com ataques virtuais. Essa situação nos coloca como terceiro colocado de ocorrências no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

De fato, o problema existe e os estragos são significativos. Além das perdas financeiras, algumas situações são tão prejudiciais que podem frear o crescimento empresarial, como:

  • Danos à reputação da marca;
  • Perda da confiança do consumidor;
  • Vazamento de segredos industriais;
  • Queda dos sistemas e inatividade da empresa.

O papel dos profissionais de TI no combate aos ataques cibernéticos

O setor de TI é, atualmente, estratégico para qualquer negócio. Além de proporcionar o cenário ideal para o crescimento empresarial, ele é o responsável por barrar a atuação de criminosos virtuais e proteger os dados e informações armazenadas.

Os profissionais da área estão sendo cada vez mais demandados e precisam estar preparados e capacitados para o desafio. Afinal, os métodos de invasão estão se tornando cada vez mais sofisticados e difíceis de serem detectados.

Nesse sentido, podemos afirmar que a equipe de TI, interna ou terceirizada, é um elemento indispensável para o sucesso do negócio. Nos dias de hoje, atuar sem esse apoio especializado pode ser fatal para as finanças e reputação de uma organização.

Além de permitir que a empresa desfrute dos benefícios da transformação digital, o profissional de Tecnologia da Informação garante que a base de dados esteja protegida e não seja usada por aqueles que não estão autorizados a acessá-la.

As melhores estratégias para prevenir ataques de Hackers

Agora que você entendeu o tamanho do problema que pode ser causado pela falta de cuidado e atenção do setor de TI, é hora de aprender a manter sua empresa longe da ação dos Hackers.

O desafio é grande, mas não é impossível de ser superado. Para ajudá-lo, selecionamos dicas e estratégias que fazem a diferença para qualquer negócio. Acompanhe!

Realize back-ups periódicos dos arquivos

Um dos ataques cibernéticos mais comuns e prejudiciais é o executado por meio de um vírus conhecido como “ransomware“. Ele tem a capacidade de bloquear arquivos até que o pagamento de um resgaste seja feito — uma espécie de sequestro de dados.

Para se proteger desse tipo de ação, a melhor estratégia é realizar back-ups periódicos em seus arquivos e deixá-los salvos em um sistema ou dispositivo sem acesso à internet, como um HD externo.

Fique atento a e-mails e sites suspeitos

A porta de entrada dos vírus nos computadores e sistemas da empresa costuma ser e-mails, sites e aplicativos maliciosos. Por isso, é necessário redobrar a atenção durante a navegação na internet.

Nesse caso, deve-se investir em conscientização não apenas da equipe de TI, mas de todos os colaboradores da empresa.

Invista na proteção antivírus

Não há como operar sem um bom antivírus. Esses sistemas ajudam a impedir que os vírus sejam baixados e instalados no computador, emitindo alertas ao usuário e bloqueando os arquivos suspeitos.

Os programas mais modernos e eficientes conseguem identificar os principais tipos de ameaças e evitar a ação de arquivos secretos. Por isso, além de contar com as boas práticas de seus funcionários, invista em tecnologia especializada.

Mantenha seus softwares atualizados

Para que seus softwares sejam sempre eficientes e seguros, os desenvolvedores lançam atualizações constantes. Deixar de fazê-las é um risco e pode deixar seus arquivos vulneráveis.

Por esse motivo, é importante que a equipe de TI sempre observe a existência de atualizações e garanta que todos os sistemas estejam operando com a versão mais recente do mercado.

Trabalhe com senhas fortes

Senhas de acesso a e-mails, sistemas e ambientes seguros devem ser fortes. Ou seja, o uso de palavras comuns e de fácil acesso deve ser evitado, como datas de aniversário e nome da mãe.

O ideal é estimular os usuários a criarem senhas inteligentes e difíceis de serem vazadas, de preferência que contenham números e letras e formem uma frase, por exemplo. Além disso, o uso da mesma senha para acessar diversos aplicativos não é aconselhável.

Cuidado ao compartilhar dados por e-mail

Sempre que precisar enviar dados sigilosos por e-mail, é importante checar o destinatário e tomar medidas de precaução. Na verdade, senhas, logins e informações estratégicas não devem ser repassadas por esse canal, visto que há um risco real de serem interceptados.

Prefira conversas por telefone, softwares internos e até mesmo pessoalmente. Essas simples medidas podem evitar muitos transtornos no futuro.

Conforme visto, apesar de ser um grande problema para as empresas contemporâneas, é possível se proteger dos ataques dos Hackers. As estratégias apresentadas são fáceis de serem colocadas em prática e garantem bons resultados. Por isso, não ignore a situação e se esforce para estar sempre um passo à frente desses criminosos virtuais.


Seus funcionários têm o hábito de usar o WhatsApp na comunicação interna? Clique no botão abaixo e conheça os riscos dessa prática:

RISCOS DE USAR WHATSAPP NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

REPLY COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *